.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Faço minhas as lindas palavras de minha maninha...




"Puro êxtase! *


Agora, em meu recolhimento interior, lembrando a noite de ontem... Estou emocionada! Percebi a generosidade de amigos queridos marcando presença no relançamento do livro A Pedra Azul, de Jorge Pi, ocorrido na livraria Escariz do Shopping Jardins.
Na ocasião, o momento se fez alegre pela sonoridade do Quarteto de Cordas SONATTAS, pelo cuidadoso coquetel organizado pela cerimonialista Vânia Macedo, pela ambiência de curiosos que entre buscas de livros fitavam-nos discretamente como se estivessem querendo comungar de nosso convívio, e, fundamentalmente, pela significativa presença de vários dos convidados, pessoas estas com as quais o autor possui laços de família e, especialmente, de amizade. Foi deveras um momento mágico, daqueles que conseguimos gravar em nossa memória em lugar especial.
Sabemos que no ritmo frenético em que anda o mundo atual, reservar um tempo para prestigiar um amigo nem sempre depende de nós; é uma das raridades que faz, nas ocasiões em que isso acontece, vivermos a realização de sonho... É uma coisa que se tornou cada vez mais difícil. Também, por essa razão, entendemos as ausências e de coração nos sintonizamos afetuosamente à distância com muitos amigos, sendo igualmente gratos pelos desejos de sucesso emanados por telefone, pela internet ou mesmo pelo pensamento. Amigos sintonizam a mesma frequência vibratória e independe de tempo e espaço para juntos compartilharem a vida!
O lançamento de um livro é uma ocasião perfeita pra se congregar amigos. É uma forma de exposição do registro através das palavras humanas vindas da razão e do sentimento. É um momento importante pela oportunidade de trocar ideias, rever pessoas, interagir com conteúdo que desencadeia novas maneiras de sentir, pensar e fazer em todos a partir de suas leituras. 
Sendo essas expressões poéticas, fazem-se versos as poucas palavras que conjugadas em frases dão na arte de aprofundar ainda mais o pensar-sentindo de cada leitor. Mesmo que a princípio tenha sido de forma tímida, A Pedra Azul saltou do pensamento sensível de um adolescente de 17 anos, hibernou em páginas soltas numa gaveta qualquer de estante e 25 anos depois se fez ‘Livro’ com asas ousadas próprias de poesias! Finalmente, num voo de águia, A Pedra Azul de Jorge Pi conseguiu tomar coragem, anunciando-se para o mundo em páginas de jornais, em falas televisivas e pela comunicação cibernética. Numa primeira edição começa a dar sentido e significado do registro das palavras aos seus leitores que antes cabiam apenas na mente e no coração do seu autor.
A Pedra Azul foi originada a partir de um devaneio que o coração produziu para a mente transformar em versos que um a um se transformaram em poemas e que a cada encontro do autor com o público se multiplicam em muitas outras poesias quão sublime é cada um desses momentos!"






Tereza Cristina Pinheiro Souza
Pedagoga (UFS)


* Texto escrito por ocasião do relançamento do livro de Jorge Pi, A Pedra Azul, em Aracaju/SE, na Livraria Escariz, do Shopping Jardins, em 14/09/2012.  

Nenhum comentário: